Entender as métricas que são utilizadas e avaliadas pelo Google Adwords é fundamental para entender como esta importante ferramenta de marketing e publicidade digital funciona. Estes conhecimentos também são imprescindíveis para as pessoas que desejam otimizar as suas campanhas no Google Adwords, obtendo um maior resultado, pagando menos.
Quando um site deixa de ser relevante para os usuários, o Google Adwords o pune baixando o seu Índice de Qualidade. Esta métrica é importante não somente por contribuir para determinar a posição onde os Links Patrocinados serão exibidos, mas por impactar o valor que se pagará por cada clique.
Esta métrica é importante pois ajuda o anunciante a perceber se seu website tem sido explorado pelos visitantes após o clique no Link Patrocinado. Atrair uma visita e perdê-la devido um conteúdo fraco, é um grande desperdício de dinheiro. Os usuários devem chegar a uma página com todas as informações que precisam, e ter a oportunidade de realizar a conversão esperada. Se forem embora sem converter, e sem navegar pelo site, a Taxa de Rejeição será alta e preocupante.
Esta é uma das métricas mais importantes. É a porcentagem de visitantes que converteram comparadas com a quantidade dos que visualizaram a Página de Destino. Outra métrica ligada à conversão é o Custo Por Conversão. Ela indica quanto custou ao anunciante a conversão esperada e obtida.
Há ainda outras métricas que auxiliam os profissionais a divulgar um site no Google. Reunir e avaliar os dados que elas oferecem e realizar as necessárias mudanças, exigirá dedicação e planejamento cuidadoso. Mas, não há dúvidas de que todo o trabalho compensará no final, quando perceber o controle que se tem sobre as campanhas e o substantivo aumento de tráfego qualificado em seu site.
É importante ressaltar que esta métrica funciona apenas quando existe um valor que acaba sendo colocado para cada objetivo. No comércio eletrônico acaba sendo mais fácil, mas quando a pessoa ganha dinheiro com uma assinatura de newsletter, por exemplo, é preciso colocar um valor para tal.
Estas são as principais métricas que são levadas em consideração no Google Adwords, e precisam ser analisadas constantemente para um melhor aproveitamento.