Quais são as principais métricas do Google AdWords? - Falcão Consultoria
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Quais são as principais métricas do Google AdWords?

Como as métricas do Google AdWords trabalham?


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Entender as métricas que são utilizadas e avaliadas pelo Google Adwords é fundamental para entender como esta importante ferramenta de marketing e publicidade digital funciona. Estes conhecimentos também são imprescindíveis para as pessoas que desejam otimizar as suas campanhas no Google Adwords, obtendo um maior resultado, pagando menos.

Confira algumas definições de métricas que precisam ser levadas em consideração no Google Adwords:

  • Impressão: Cada vez que os usuários digitam uma determinada palavra-chave e faz com que um determinado anúncio apareça para ele na página de buscas, é contada como uma impressão. Mesmo quando os usuários não clicam no resultado, a impressão acaba sendo contabilizada.
  • CTR: O CTR mostra a frequência com que as pessoas que acabam visualizando o anúncio clicam.
  • CPC: Este é o valor que acaba sendo cobrado pelo Google Adwords por cada clique, sendo que estes acabam sendo muito importantes para os anunciantes e variam muito de acordo com diversas características tanto da campanha quanto das buscas como um todo. A partir destas métricas, pode-se obter outras como o CPC Médio (custo total dos cliques dividido pelo número total de cliques) e o CTR Médio.
  • Page view: Quando as pessoas clicam em um determinado anúncio elas acabam sendo enviadas diretamente para uma determinada página, que se chama página de destino. Quando uma pessoa entra, acaba contabilizando um pageview.
  • Retorno Sobre Investimento (ROI) esta é oura métrica muito importante que acaba funcionando a partir das outras métricas citadas acima. Basicamente é uma métrica que avalia o desempenho das campanhas de links patrocinados com o que está sendo investido nelas. Basicamente é um indicador percentual de lucro em comparação com os custos.

Além destas métricas importantes, há outras que devem ganhar uma atenção especial em um anuncio do Google Adwords.

  • Índice de Qualidade

Quando um site deixa de ser relevante para os usuários, o Google Adwords o pune baixando o seu Índice de Qualidade. Esta métrica é importante não somente por contribuir para determinar a posição onde os Links Patrocinados serão exibidos, mas por impactar o valor que se pagará por cada clique.

  • Taxa de Rejeição

Esta métrica é importante pois ajuda o anunciante a perceber se seu website tem sido explorado pelos visitantes após o clique no Link Patrocinado. Atrair uma visita e perdê-la devido um conteúdo fraco, é um grande desperdício de dinheiro. Os usuários devem chegar a uma página com todas as informações que precisam, e ter a oportunidade de realizar a conversão esperada. Se forem embora sem converter, e sem navegar pelo site, a Taxa de Rejeição será alta e preocupante.

  • Taxa de Conversão

Esta é uma das métricas mais importantes. É a porcentagem de visitantes que converteram comparadas com a quantidade dos que visualizaram a Página de Destino. Outra métrica ligada à conversão é o Custo Por Conversão. Ela indica quanto custou ao anunciante a conversão esperada e obtida.

Há ainda outras métricas que auxiliam os profissionais a divulgar um site no Google. Reunir e avaliar os dados que elas oferecem e realizar as necessárias mudanças, exigirá dedicação e planejamento cuidadoso. Mas, não há dúvidas de que todo o trabalho compensará no final, quando perceber o controle que se tem sobre as campanhas e o substantivo aumento de tráfego qualificado em seu site.

É importante ressaltar que esta métrica funciona apenas quando existe um valor que acaba sendo colocado para cada objetivo. No comércio eletrônico acaba sendo mais fácil, mas quando a pessoa ganha dinheiro com uma assinatura de newsletter, por exemplo, é preciso colocar um valor para tal.

Estas são as principais métricas que são levadas em consideração no Google Adwords, e precisam ser analisadas constantemente para um melhor aproveitamento.